segunda-feira, 19 de março de 2012

Os times de lá são mais bonitos que os de cá

Ultimamente, nas participações ao vivo dos telespectadores, tenho percebido uma insatisfação geral, tanto de torcedores do Atlético, quanto de torcedores do Cruzeiro. Nossos espectadores são inteligentes o suficiente para perceberem que o Campeonato Mineiro não serve de parâmetro para o restante das competições na temporada. As equipes do interior são ruins, técnica e fisicamente, e por isso não oferecem dificuldades aos grandes da capital.

Passadas sete rodadas do Mineiro já podemos perceber as deficiências em determinadas posições nos elencos de Galo e Raposa. Nas laterais (nos dois casos), na armação e no gol (Atlético), e na zaga e volantes (Cruzeiro). Se comparados às equipes de SP, RJ e até do RS, a coisa fica ainda mais preocupante. Assistindo a jogos de Santos, São Paulo, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Vasco, e por aí vai, noto que essas equipes estão bem à frente das nossas. É preocupante pensar que neste ano, as campanhas de Atlético e Cruzeiro do brasileirão 2011 possam nos atormentar novamente. Seria muita crueldade com a torcida.

Os presidentes Kalil e Gilvan precisam reforçar seus clubes de forma um pouco diferente da que tenho visto. Eles têm a mania de compararem sempre seus elencos com os elencos do maior rival, quando o correto seria comparar com o restante do Brasil. Achar que o Atlético estar melhor que o Cruzeiro, ou vice versa, é o suficiente, é um grande equívoco. Não basta estarmos nivelados apenas em MG. Precisamos nos nivelar é com os nossos adversários em âmbito nacional. Ser melhor que Caldense, Democrata, Guarani, Nacional... não é, e nunca será o ideal.

Sei que a tarefa não é fácil, já que a arrecadação dos grandes do eixo RJ/SP é bem superior à do eixo MG/RS/PR, mas basta tomarmos como exemplo o Internacional, que está sempre brigando e conquistando grandes títulos, tem um elenco fortíssimo, e arrecada com cotas de TV o mesmo que Atlético e Cruzeiro. Será que os gaúchos são mágicos? Com certeza não. Vamos copiá-los então!

Eduardo Panzi - edupanzi@gmail.com