quinta-feira, 22 de março de 2012

Campeonato Mineiro "Celtinha" 2012

Restando apenas quatro rodadas para o término da 1ª fase do Campeonato Mineiro 2012, o Atlético está matematicamente classificado, Cruzeiro e América virtualmente classificados e outras cinco equipes, todas do interior, brigam ponto a ponto pela última vaga. Tupi, Guarani, Nacional, Boa, Villa e Caldense, pelo jeito, irão lutar até a última rodada, o que dá o mínimo de emoção a uma parte tão chata do regional. No momento não consigo apontar nenhum favorito, mas acho o Boa Esporte o time mais qualificado entre os que querem se juntar aos grandes na semifinal.

Outra briga que ainda não está definida é entre Atlético, Cruzeiro e América pela primeira colocação, que dá a vantagem de resultados iguais na fase de mata mata. O Galo tem três pontos a mais que os rivais, que se enfrentam no próximo domingo, às 16hs, na Arena do Jacaré. Um empate deixaria o alvinegro, que joga neste sábado, também às 16hs, em Sete Lagoas, contra o lanterninha e pior time do campeonato, o Democrata/GV, muito próximo de garantir o primeiro lugar. Apesar de todas essas indefinições até as últimas rodadas da 1ª fase, continuo com minha opinião de o Campeonato Mineiro é muito chato e ruim tecnicamente. Infelizmente o charme e a tradição dos regionais estão ficando para trás. O amadorismo de determinados clubes do interior e a discrepância deles para os times da capital ficam evidentes a cada temporada. Em 2012 então as distâncias física e técnica são mais evidentes, uma vez que em sete rodadas disputadas até aqui, apenas o Guarani de Divinópolis conseguiu arrancar pontos de um dos três de Belo Horizonte (venceu o Cruzeiro por 1 a 0, ainda na primeira rodada). Nos outros jogos só deram Atlético, Cruzeiro e América.

Fica a expectativa de uma reta final menos chata e um pouco mais disputada e de uma semifinal com maior qualidade técnica e com mais torcedores presentes nos estádios. E fica também a certeza de que na grande final, teremos a presença de dois, dos três times de BH, assim como acontece na maioria das vezes. De diferente mesmo, apenas o naming rights (direito de nome) do campeonato, agora intitulado Campeonato Mineiro Chevrolet. Alias, se pudemos comparar o Mineiro 2012 a um dos modelos da marca, o resultado seria Campeonato Celtinha 2012.

Eduardo Panzi  - edupanzi@gmail.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

Um brinde a Búzios/RJ

Nessa quarta-feira (21) vazou a notícia de que o Atlético fez uma proposta para ter o atacante Adriano (ex Corinthians, Flamengo e Seleção). A oferta feita pelo presidente Alexandre Kalil, segundo o site espn.com.br, seria a seguinte: o Galo ofereceria a Cidade do Galo para o jogador se recuperar física e tecnicamente, e caso o técnico Cuca se interessasse, Adriano receberia por jogo.

Adriano foi um ótimo jogador, mas não é mais. Adriano deixou o profissionalismo em Roma. Teve um lampejo em 2009, ano em que ajudou o Flamengo a conquistar o Campeonato Brasileiro, quando também foi artilheiro da competição, ao lado de Diego Tardelli (Atlético/MG), com 19 gols. De lá para cá só deu trabalho e prejuízo por onde passou.

A proposta feita pelo o Atlético poderia ser considerada inteligente, pois o Clube não teria grandes prejuízos financeiros caso Adriano não quisesse nada com a bola (o que provavelmente aconteceria). Ainda de acordo com o espn.com.br, o negócio só não foi pra frente, por causa da “visitinha” do atacante à bela Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Assim que Kalil ficou sabendo e viu as fotos de Adriano com alguns copos de cerveja espalhados pela mesa de um boteco, desistiu prontamente de contar com o “Imperador”.


Acho que Kalil deveria agradecer a Deus por ter feito uma cidade tão linda quanto Búzios, pois foi graças a ela que o Atlético evitou mais um "mico" em sua história recente de contratações estupidas. Um viva a Búzios, e vamos deixar o Adriano curtir sua decadente aposentadoria do futebol longe de Belo Horizonte.

Eduardo Panzi - edupanzi@gmail.com

Fonte: Site ESPN Brasil


segunda-feira, 19 de março de 2012

Os times de lá são mais bonitos que os de cá

Ultimamente, nas participações ao vivo dos telespectadores, tenho percebido uma insatisfação geral, tanto de torcedores do Atlético, quanto de torcedores do Cruzeiro. Nossos espectadores são inteligentes o suficiente para perceberem que o Campeonato Mineiro não serve de parâmetro para o restante das competições na temporada. As equipes do interior são ruins, técnica e fisicamente, e por isso não oferecem dificuldades aos grandes da capital.

Passadas sete rodadas do Mineiro já podemos perceber as deficiências em determinadas posições nos elencos de Galo e Raposa. Nas laterais (nos dois casos), na armação e no gol (Atlético), e na zaga e volantes (Cruzeiro). Se comparados às equipes de SP, RJ e até do RS, a coisa fica ainda mais preocupante. Assistindo a jogos de Santos, São Paulo, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Vasco, e por aí vai, noto que essas equipes estão bem à frente das nossas. É preocupante pensar que neste ano, as campanhas de Atlético e Cruzeiro do brasileirão 2011 possam nos atormentar novamente. Seria muita crueldade com a torcida.

Os presidentes Kalil e Gilvan precisam reforçar seus clubes de forma um pouco diferente da que tenho visto. Eles têm a mania de compararem sempre seus elencos com os elencos do maior rival, quando o correto seria comparar com o restante do Brasil. Achar que o Atlético estar melhor que o Cruzeiro, ou vice versa, é o suficiente, é um grande equívoco. Não basta estarmos nivelados apenas em MG. Precisamos nos nivelar é com os nossos adversários em âmbito nacional. Ser melhor que Caldense, Democrata, Guarani, Nacional... não é, e nunca será o ideal.

Sei que a tarefa não é fácil, já que a arrecadação dos grandes do eixo RJ/SP é bem superior à do eixo MG/RS/PR, mas basta tomarmos como exemplo o Internacional, que está sempre brigando e conquistando grandes títulos, tem um elenco fortíssimo, e arrecada com cotas de TV o mesmo que Atlético e Cruzeiro. Será que os gaúchos são mágicos? Com certeza não. Vamos copiá-los então!

Eduardo Panzi - edupanzi@gmail.com