quinta-feira, 22 de março de 2012

Campeonato Mineiro "Celtinha" 2012

Restando apenas quatro rodadas para o término da 1ª fase do Campeonato Mineiro 2012, o Atlético está matematicamente classificado, Cruzeiro e América virtualmente classificados e outras cinco equipes, todas do interior, brigam ponto a ponto pela última vaga. Tupi, Guarani, Nacional, Boa, Villa e Caldense, pelo jeito, irão lutar até a última rodada, o que dá o mínimo de emoção a uma parte tão chata do regional. No momento não consigo apontar nenhum favorito, mas acho o Boa Esporte o time mais qualificado entre os que querem se juntar aos grandes na semifinal.

Outra briga que ainda não está definida é entre Atlético, Cruzeiro e América pela primeira colocação, que dá a vantagem de resultados iguais na fase de mata mata. O Galo tem três pontos a mais que os rivais, que se enfrentam no próximo domingo, às 16hs, na Arena do Jacaré. Um empate deixaria o alvinegro, que joga neste sábado, também às 16hs, em Sete Lagoas, contra o lanterninha e pior time do campeonato, o Democrata/GV, muito próximo de garantir o primeiro lugar. Apesar de todas essas indefinições até as últimas rodadas da 1ª fase, continuo com minha opinião de o Campeonato Mineiro é muito chato e ruim tecnicamente. Infelizmente o charme e a tradição dos regionais estão ficando para trás. O amadorismo de determinados clubes do interior e a discrepância deles para os times da capital ficam evidentes a cada temporada. Em 2012 então as distâncias física e técnica são mais evidentes, uma vez que em sete rodadas disputadas até aqui, apenas o Guarani de Divinópolis conseguiu arrancar pontos de um dos três de Belo Horizonte (venceu o Cruzeiro por 1 a 0, ainda na primeira rodada). Nos outros jogos só deram Atlético, Cruzeiro e América.

Fica a expectativa de uma reta final menos chata e um pouco mais disputada e de uma semifinal com maior qualidade técnica e com mais torcedores presentes nos estádios. E fica também a certeza de que na grande final, teremos a presença de dois, dos três times de BH, assim como acontece na maioria das vezes. De diferente mesmo, apenas o naming rights (direito de nome) do campeonato, agora intitulado Campeonato Mineiro Chevrolet. Alias, se pudemos comparar o Mineiro 2012 a um dos modelos da marca, o resultado seria Campeonato Celtinha 2012.

Eduardo Panzi  - edupanzi@gmail.com