terça-feira, 27 de março de 2012

Ano novo e velhos problemas

Não adianta. Entra ano, sai ano e lá vem o problema da lateral esquerda no Atlético. O Clube não tem um bom jogador para a posição desde 2001, quando Felipe, em grande fase (hoje no Vasco da Gama), vestia a seis do Galo. Inúmeros nomes já passaram pela posição desde então, e nenhum agradou. Não agradou às diretorias, aos torcedores e muito menos aos treinadores; e olha que foram muitos técnicos tentando solucionar o problema.

Atualmente Cuca tem como opções para a posição o volante Richarlyson (isso mesmo, volante!) e os laterais de origem, Triguinho e Eron. O primeiro joga improvisado e já deu seguidas declarações dizendo que não gosta de atuar como lateral. O segundo é experiente, com passagem por diversos clubes do Brasil, e o terceiro é jovem. Vem da base do Atlético e já teve algumas oportunidades com outros treinadores e até com o atual, mas não convenceu. Assim como não convenceram Rick e Triguinho.

Para a próxima rodada do “Campeonato Mineiro Celtinha 2012”, diante do Uberaba, no Triângulo Mineiro, Cuca pode dar ao garoto Eron, de apenas 20 anos, mais uma oportunidade de mostrar que tem condições de ser o lateral esquerdo do Atlético na atual temporada, pois parece ter perdido a paciência e a confiança nos mais rodados. Eu não acredito em Eron. Por tudo o que vi deste jogador nas chances que teve no profissional (20 jogos, o último em outubro de 2011), acho que será mais uma tentativa em vão. Eron é fraco! Tudo bem que o regional é o momento ideal para testes, mas no caso da lateral esquerda do Galo não podemos chamar dessa forma. Nesse caso é desespero mesmo. “Se não tem tu, vai tu mesmo!”

Fica claro que o Atlético carrega carências em seu atual elenco, e não falo apenas da lateral. Cito ainda o gol e o meio campo (mais um volante e um armador). Cuca sabe disso, e por tudo o que tenho escutado por aí, a diretoria também sabe. Segundo Kalil, o Atlético tem em caixa 5 milhões de euros e vai investi-los em contratações pontuais. Que ótimo! Que venha um goleiro, um lateral esquerdo e um armador. E que cheguem para jogar. De preferência como titulares.

O brasileirão está chegando e as fases mais complicadas da Copa do Brasil também. É preciso que a diretoria atleticana se movimente e encontre peças para suprirem todas essas carências. Não vou ficar aqui “cornetando” nomes, até porque essa é uma função de outro Eduardo; o Maluf, que é muito bem pago para tal. Só espero que ele e Alexandre Kalil sejam criativos e certeiros nas escolhas, pois o tempo está passando e as dificuldades aumentando.

Eduardo Panzi – edupanzi@gmail.com
Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com