quarta-feira, 4 de abril de 2012

Começa o Mineiro 2012

Vem aí o primeiro Atlético x Cruzeiro do ano! O jogo irá definir qual dos dois rivais ficará com a vantagem de jogar por resultados iguais nas fases seguintes do Campeonato Mineiro. Que bom que o clássico irá valer alguma coisa!



Os dois lados

O Atlético, com 100% de aproveitamento na temporada, tem como única vantagem a presença de seu torcedor nas arquibancadas da Arena do Jacaré. O técnico Cuca ainda apresenta duvidas quanto ao lateral esquerdo, que na minha opinião (por falta de opção, diga-se de passagem) deve ser o Richarlyson mesmo. Os outros dois, Triguinho e Eron não têm condições de serem titulares do Atlético. São limitadíssimos!

O retorno do meia atacante Bernard é fundamental para as pretensões do Galo. O time ganha em qualidade técnica e em velocidade e o outro meia, Escudero, também fica menos sobrecarregado. Acredito que Cuca fique apenas na dependência da liberação de Leandro Donizete para definir o time.

Do outro lado, Vagner Mancine faz mistério quanto ao esquema que irá utilizar. O Cruzeiro tem se dado bem com três atacantes. O retorno de Wallyson foi fator determinante para o crescimento da equipe na temporada. Wellingthon Paulista, com toda sua limitação técnica, tem dado conta do recado e é o artilheiro da competição. O problema (ou a solução) é o retorno do meia Roger, liberado pelo DM. Com a entrada dele no time o esquema volta a ser de dois meias e dois atacantes. A equipe fica mais compacta, no entanto perde um pouco do poder ofensivo que vem dando tão certo. Eu, no lugar de Mancine, manteria o 4-3-3.

Arbitragem

Nesta quinta-feira será definido o trio de arbitragem para o clássico. Uma certeza é que Guilherme Dias Camilo deverá ser um dos auxiliares, já que, estranhamente, em todos os jogos transmitidos pela Globo, ele está correndo em uma das laterais do campo. Outra certeza é que o árbitro que for “sorteado” irá começar a sofrer pressão logo após o anuncio de seu nome. E pode preparar; essa pressão irá durar, pelo menos, 10 dias (mesmo após o jogo).

Eduardo Panzi - edupanzi@gmail.com